Ao engravidar, é normal surgirem dúvidas sobre os cuidados com as mamas e a importância de exames específicos.
Durante a gravidez, a mama é um dos órgãos que mais sofre modificações para preparar para seu período de amamentação, portanto mudança da coloração (escurecimento) da aréola, surgimento de pequenos tubérculos na região da aréola, aumento do volume mamário e a própria dor e aumento da sensibilidade são algumas das alterações que sua mama irá passar de forma fisiológica.
Entretanto, é fundamental observar qualquer alteração significativa, como caroços, inchaço ou dor intensa persistente, que não melhora, ou caso perceba algo incomum, não hesite em procurar uma avaliação mais detalhada.
A chance de apresentar um achado suspeito para malignidade é rara, entretanto sempre precisamos excluir quando temos algum achado. Quanto aos exames, durante o pré-natal, seu médico irá acompanhar de perto sua saúde e a do seu bebê. Ele solicitará exames de rotina, que podem incluir ultrassonografias e análises clínicas. Para a mama especificamente sempre procuramos iniciar com ultrassonografia e após uma avaliação detalhada individualizamos cada achado.
Não hesite em compartilhar suas dúvidas e procurar ajuda e orientação quando for necessário, a sua saúde e do seu bebê são prioridades.